domingo, fevereiro 12, 2012

Maionese vegana de leite de soja

Sobre o leite de soja ou proteína vegetal líquida  eu postei aqui.

Essa maionese é muiiito gostosa , mesmo, mesmo! Eu amo!



E muito fácil. Precisa apenas de :

-1 xic chá de leite de soja (nunca fiz com outro, e com o extrato de soja em pó desandou =/ ) Eu ainda opto pelo leite de soja Yoki pura soja uso culinário (a vitamina D adicionada é de origem animal) pois não consegui adaptar o sabor com outro. Aceito sugestões pessoal!

-1 e 1/5 a 2 xic de chá de óleo ( canola e girassol são mais indicados)

- 1 colher de chá de sal (isso é a gosto)

-1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão (opte pelo limão sempre que possível, é mais saboroso e saudável)

Sabores opcionais: eu sempre uso cebola, e revezo: salsa , manjericão fresco, pimentão (fica delicioso) , azeitonas...

Comece pelo leite,só um copo de óleo, sal e tempero, bata até dissolver o tempero.
O óleo restante será para dar o ponto firme, vá adicionando aos poucos até ficar no ponto desejado ou até o liquidificador começar a patinar.

Normalmente, é o dobro de óleo para a quantia de leite. Para quem quer apenas testar, faz como está aqui.

Além de usar no pão pura ou em sanduíches, adoro fazer salada de batatas, torta fria , como molho para salada verde e também molho para massas como esta aqui.

É um verdadeiro coringa :) sugestão de serviço com massa.


Bom apetite!

4 comentários:

Tatiane Guimarães disse...

oiii amei seu cantinho, receita deliciosa eim!! Te vi no blog da rê, estou te seguindo, bjinho
http://nossorecanto-ted.blogspot.com

Rosanne Pizzato disse...

Maionese que não desanda com extrato de soja em pó:

Bater no liquidificador 4 colheres (sopa) de extrato de soja em pó com 1 xícara de água BEM gelada.
Acrescentar o óleo aos poucos, "em fio" sem parar de bater.

Unknown disse...

Oi eu amei a receita e ja fiz várias e várias vezes... me diz uma coisa tu sabe quanto tempo pode durar a maionese na geladeira? Bjus

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Até 1 semana se for pura, se usares cebola ou outros ingredientes reduz para 3 a 4 dias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...