sábado, agosto 27, 2011

Torta salgada de PVT

Uma noite destas resolvi fazer uma janta diferente....uma torta salgada.
Eu gostava de pizza de sardinha,dessas que minha mãe fazia nos aniversários e pra levar na escola. Como eu não como mais sardinha, adaptei para PVT refogada.
Para a massa eu bati no liquidificador:

1 colher sopa cheia de farinha de linhaça em 1/2 xic de água,depois de ficar aquele gel como clara de ovo.Com a semente também da certo.
3 xícaras de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícaras de água
1/2 xícara de óleo
3 colheres de chá de fermento em pó
em vez de sal,usei um cubo de caldo de legumes
Orégano


Fazendo farinha de linhaça,usei a linhaça dourada pra massa ficar clarinha. Depois guardo num vidro bem fechado na geladeira. É ótimo pra dar liga nas massas,panquecas e bolinhos.

Na forma de fundo removível untei e enfarinhei,pus metade da massa, uma camada de tomatees em rodelas, a PVT refogada, creme de leite de soja, orégano (adóóóro) e o resto da massa.

A Luiza me fotografando....ao fundo luzinhas de natal como postei aqui.
A torta antes de ir pro forno,com folhas de manjericão e alecrim por cima. Ralei uma castanha do pará pra dar um ar de queijo ralado.

A Luiza ensaiando dança do √entre... Pus uma música,acendi os piscas de natal e ficou todo um clima mágico na cozinha....

A foto de celular e o ambiente escuro não colaboraram pra qualidade da foto.

Uma dica...espere esfriar um pouquinho,pois eu tirei do forno e ja cortei...isso fez a massa murchar e ficou um pouco batumado...mas ficou delicia igual.

3 comentários:

Catia Cho disse...

Amiga, help me! Nao sei o que e esse tal de PVT.

Catia Cho disse...

Amiga, desculpa, mas eu nao sei o que e esse tal de PVT, o que e? Que gosto tem e onde se encontra?

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Oi Catia!! A PVT é Proteina Vegetal Texturizada,também chamada de PTS- proteina texturizada de soja. É um granulado que depois de hidratado com àgua fica parecido com carne móida.É bem mais barato que carne por aqui e rende muito.Pelo que lí,é o resíduo da extração do óleo de soja.Vou fazer e postar como eu tempero,pois ela tem um cheiro e gosto próprio,mas depois de preparada fica ótima. Eu uso em pasteis,lasanhas,dá pra fazer hamburguer...é muito versátil e barata. Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...