sexta-feira, agosto 12, 2011

Papinha vegana para bebês

Eu trabalho em escritório na semana e em sábados de manhã cuido do meu sobrinho de 1 ano que é lindo de viver.Acontece que quem faz o almoço sou eu e a minha irmã já sabe que é papinha de feijão e legumes.
Ele ainda mama no peito e é forte e saudável. No meio da manhã é uma fruta raspadinha e preparo da papinha sempre uma porção a mais pra congelar,que ela pode usar num dia de correria. Não se discute que o ideal é fresquinho,mas tá né...trabalhar,ser mãe,dona de casa,esposa e visitar família e amigas..tem um vale-desconto incluído no pacote né?
Talvez tu não aches essa dica útil agora,mas pensa,colega (ou colego), somos rodeadas de gente,um dia vai que precisa? Filhos ou sobrinhos como no meu caso,trabalhar com crianças...quem sabe?

Estas são de verdura,eu faço questão de cozer feijão preto fresquinho e por o caldo na papinha pra dar um "UP" ,mas dizem os antigos que o grão tem algumas desvantagens para bebês,como gases e cólicas.

E gosto de comentar que não sou a favor de veganismo radical para crianças até 10 anos,fase de desenvolvimento e a vitamina B12 só se encontra em alimentos de origem animal, veganos precisam suplementar essa carência. já lí em revistas que essa carência pode levar meses ou anos pra aparecer e no meu caso,meus exames de sangue mostraram saúde total.

Vou publicar assim que tiver mais tempo o conteúdo da revista,pois a unica dúvida que tive na hora que optei por ser vegan era sobre a B12.

Papinha de Mandioquinha e Beterraba:

Ingredientes:
2 mandioquinhas Orgânicas
2 batatas Orgânicas
2 beterrabas Orgânicas
1 cebola Orgânica
3 folhas de alface Orgânica
1 colher rasa de sopa de azeite extra virgem
1 pitada de sal marinho
Salsinha a gosto

Modo de Preparar:
Lave bem todos os legumes e folhas. Retire a casca e corte em pedaços pequenos. Leve para ferver em água filtrada. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Processe como seu pediatra orientar e coloque em potinhos de vidro de 200 a 300 gr. Guarde na geladeira.
Variações: cenouras, abóbora, batata doce, couve flor, repolho.

Papinha de Cenoura e Chuchu:

Ingredientes:
2 batatas Orgânicas
2 cenouras Orgânicas
2 chuchus Orgânicos
300 ml de água filtrada
Sal marinho a gosto

Modo de Preparar:
Proceda da mesma forma que a receita anterior.

Agora abaixo dica de especialista,pq eu tenho uma filha de 6 anos e um sobrinho de um,mas isso não é lá tanta experiência assim!
--------------------------------------------
"Não se desespere se no início ele rejeitar o alimento, ele precisa de tempo para se adaptar ao gosto e à colher. Com o passar dos meses outros ingredientes como caldinho de feijão ou uma colher de arroz cozido vão sendo acrescentados.
Congelamento:

As papinhas de frutas não admitem congelamento, sirva banana amassadinha, maçã raspada. Tudo fresquinho e orgânico. Sempre que possível ofereça alimentação feita na hora ao seu bebê, mas se for necessário as papinhas salgadas podem ser congeladas por pouco tempo para não perderem seus valores nutritivos. Congele no máximo por 1 semana para que os alimentos não percam sua energia.

Prepare a papinha de forma usual. Deixe esfriar e coloque em potinhos de vidro de 220 a 300gr. Encha até 1cm da borda e tampe hermeticamente. Leve ao freezer.

Para descongelar retire do freezer na noite anterior e mantenha-o na geladeira até a hora de servir. Leva cerca de 6 horas para descongelar. Esquente no próprio potinho em banho Maria. Mexa para que o alimento tenha uma temperatura uniforme. Sirva.

O bebê está formando seu paladar e conhecendo os sabores do Mundo, somos os guias dessa viagem fantástica."

Via Coletivo Verde

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...