terça-feira, agosto 09, 2011

Leites vegetais

Bebidas vegetais ou Proteína Vegetal Líquida


O que é "leite vegetal" ou PVL?

A definição clássica de leite:
líquido gerado nas glândulas mamárias das fêmeas mamíferas, destinado à alimentação de seus filhotes.

Um dos motivos para criticarem os “leites vegetais”: "LEITE VEGETAL NÃO É LEITE...”

A indústria da soja popularizou esse termo, lançando no mercado o “leite de soja”, o que deve ter incomodado bastante a indústria láctea.

Enquanto ambas discutem qual dos “leites” é mais indicado para a saúde dos humanos, há muito tempo optei pelas bebidas feitas com outras sementes, grãos e castanhas, que oferecem proteínas e vários nutrientes.


Os segredos que fazem toda diferença
» Lave bem os grãos antes de começar o processo de “tirar o leite”.
» O resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, papas, assados ou na confecção de pães e tortas.
» Para obter uma consistência homogénea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se “ordenhar” os grãos – o que dá uma sensação especial e gratificante.
» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre no frigorífico e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

E uma imagem para pensar: é ou não é verdade?
Nossa natureza de mamífero é mamar enquanto bebê...nenhum outro mamífero segue mamando depois de adulto,fontes de cálcio há muitas outras.As vacas não precisam pagar este preço.
Mas e as vacas não dão leite?
Respondo com outra pergunta: Tua mãe ainda tem leite? Não né?
As vacas só produzem leite para seus filhotes,não pra nós.Pra garantir essa produção,elas precisam ficar em constantes gestações,ordenhamento frenético e parte de suas crias viram vitela,carne macia e saborosa de um bezerrinho.Consegue imaginar isso com humanos? Pois é,pensando nisso acontecendo com pessoas,é que me dei conta que isso tudo é horrível, não é necessário,não faz sentido.

Um comentário:

Calíope Corrêa disse...

O leite vegetal que eu mais gosto eh o leite de côco... uso em tudo!!

Bjusss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...