quarta-feira, agosto 10, 2011

Açúcar ou adoçante?

Açúcar ou adoçante? É uma pergunta bastante frequente nas consultas de nutrição. Antes de responder a essa questão vou falar um pouco sobre os açúcares e os adoçantes existentes.


O açúcar apresenta-se sob diversas formas dependendo do seu processo de refinação.
Existem vários tipos:

Açúcar branco ou refinado – O açúcar de mesa, também conhecido por sacarose é considerado um alimento viciante e é ausente de vitaminas ou minerais devido ao seu processo de refinação. Este açúcar obtém-se através da cana-de-açúcar e da beterraba. O açúcar pode ser responsável por gastrites, úlceras estomacais, cancro do cólon, diabetes, obesidade, descalcificação dos ossos e diminui as funções do sistema nervoso. Segundo alguns autores, uma colher de chá de açúcar diminui a concentração de cálcio e magnésio no organismo durante 3 horas seguidas.
Açúcar em pó – É açúcar refinado cristalizado reduzido a pó em que é adicionado um anti-aglomerante, geralmente amido de milho. Bastante utilizado na decoração de bolos.
Açúcar mascavado – É um açúcar que não passa pelo processo de refinação e por isso não perde os seus nutrientes, ao contrário do açúcar de mesa.
Em relação aos adoçantes ou edulcorantes, são substâncias que geralmente apresentam um poder adoçante bastante superior ao açúcar de mesa (sacarose) e por isso costumam ser utilizadas em quantidades inferiores ao açúcar.

Existem adoçantes sintéticos e adoçantes naturais:

Artificiais ou sintéticos:
Aspartame (E 951) – É composto por ácido aspartáctico e fenilalanina. Apresenta um poder adoçante 220 vezes maior que a sacarose. Deve ser evitado por toda a população.
Ciclamato (E 952) – É composto por um derivado de petróleo. O seu poder adoçante é cerca de 50 vezes superior ao da sacarose.
Sacarina (E 954) – Apresenta um poder adoçante 200 vezes superior ao da sacarose. Deve ser evitado por toda a população.
Acessulfame-k (E 950) – O Acessulfame-K é potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético. O seu poder adoçante ronda os 180 a 200 vezes superior ao da sacarose.
Sucralose (E 955) – O seu poder adoçante é cerca de 600 vezes superior ao da sacarose.

Naturais:
Frutose- Está presente nas frutas e mel e é 173 vezes mais doce que a sacarose. Deve ser utilizada com moderação pelas pessoas diabéticas.
Sorbitol – Encontra-se nas algas marinhas e na fruta. As pessoas diabéticas não podem utilizar sorbitol.
Manitol – Encontra-se nos vegetais e algas marinhas.
Esteovídeo – É extraído da planta Stevia Rebaudiana, e o seu poder adoçante é 300 vezes superior ao da sacarose.
Amasake - É produzido a partir de diferentes cereais, geralmente o arroz integral. Apresenta uma consistência espessa e uma textura semelhante à de um pudim.
Malte de Arroz - É uma xarope que utiliza arroz germinado criando um adoçante equilibrado, cujo segredo está na fermentação enzimática. Apresenta um grande teor de maltose e de hidratos de carbono complexos, que são absorvidos lenta e gradualmente pela corrente sanguínea.
Malte de Cevada - Adoçante semelhante ao malte de arroz, mas em vez de arroz utiliza-se a cevada. É um adoçante de digestão gradual.
Melaço - O melaço é um açúcar simples altamente processado que entra rapidamente na corrente sanguínea. O melaço, porque provem do açúcar, pode também conter resíduos químicos associados à cultura e ao processamento do açúcar branco.
Mel - O mel consiste essencialmente em glucose e frutose e é 2 vezes mais doce que a sacarose, sendo absorvido rapidamente na corrente sanguínea.Veganos não o consomem pois ele é produzido por abelhas para sua sobrevivência,não pra nosso consumo.

Como se verifica. o açúcar é um alimento prejudicial para a saúde mas mesmo assim é melhor do que os adoçantes sintéticos. No entanto, a melhor escolha recaí sobre os adoçantes naturais, obtidos a partir das frutas e cereais.

Fontes:
Centro Vegetariano
The European Food Information Council (EUFIC)
Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...